Deus abençõe poderosamente a sua vida!

Ao lado direito da tela do seu computador, está no blogger, às mensagens que foram escritas por nossa autoria. Sendo divididas nos tópicos de ano e mês. Também tem outras profundidades de mensagens de outros homens de Deus, mensagens em áudio nos tema: “O Calcanhar Ferido, a marca de quem tem promessa". "Ungidos para Conquistar".E ainda, três partes de uma poderosa mensagem no tema: “Por que meu nome não está no Livro?" Tudo isso e muito mais, confira e seja abençoado por Deus. A Palavra de Deus provém do Seu coração e é mais valiosa do que todas as riquezas da terra e de que todos os tesouros do céu. E esta Palavra está direcionada para nossas vidas nos declarando a grandeza do amor de Deus que resulta e faculta em sacrifício oriundo na morte na cruz por Jesus, ao qual nos trouxe o Pai mais próximo de nós.



12/11/2010

O Culto que Agrada a Deus‏

Romanos 12.1-8
No versículo 1.
Quando Paulo expressa: “apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Observa se que a palavra “apresenteis” no original grego é parastesai (com um traço sobre o e da silaba:  te) que fora usada por Paulo em Romanos 6.13,19 e fora traduzida por “oferecer.”.
A descrição é oferecermos os nossos membros a Deus.

E isto é o que, mais completo está envolvido em nós.
Quando há essa entrega a Deus constitui-se o culto racional.
Se separarmos o final do versículo 1 e colocarmos uma interrogação. Teríamos a seguinte indagação:
O que é o vosso culto racional?
Encontraríamos a reposta no mesmo versículo, e seria:
Apresentar (do grego paratesai = oferecer) o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Por que vivo?
Porque estaríamos entregando com vida a nossa própria vida, para aquele que é o dono da vida.
Ele nos deu a vida pra vivermos.
Adoração tem de ser viva, isto é, avivada.
Aquecida pelo calor que a vida produz.

Por que santo?
Porque quando nos entregamos para Deus, precisaremos buscar de forma contínua a sua santificação, pois sem santificação ninguém verá à Deus. (Hebreus 12.14)
O que é santidade?
O Senhor me deu uma definição sobre santidade:
A santidade é a manifestação do caráter de DEUS em nós.
Existem três formas da santidade:
A santidade absoluta – a santidade de Deus
A santidade perfeita – a dos anjos
A santidade progressiva – a do homem

Por que agradável?
Porque com o sacrifício de Cristo, todo o sacrifício de animais tornou-se obsoleto/antiquado, porém considera-se um sacrifício e agradável a Deus, o culto prestado por corações obedientes e entregues a Ele.
O culto racional é uma entrega total a Deus, e isto ocorre quando há obediência voluntária a Deus.
Há hermenêutica é antecedida pela crítica textual que corresponde à intenção e escrita do autor no original.Isto é, a hermenêutica é a interpretação bíblica. A crítica textual estuda antes da interpretação bíblica, e estuda o que o autor quis dizer no texto original, ou seja, o que ele realmente estava dizendo na escrita da língua ao qual primitivamente o texto fora escrito. Fazendo uma critica textual na expressão: “vosso culto racional” descobre-se que o sentido pode ser “culto espiritual” (logikos no grego; confira 2 Pedro 2.2).
Podemos então definir que:
A entrega dos nossos membros a Deus, é o nosso “culto espiritual” ou “raciocínio espiritual”.
Nos tempos Bíblicos do Novo Testamento, em Jerusalém os cultos eram formalistas, pois não havia da parte dos judeus uma entrega a Deus.
Eles (os judeus) estavam com “o véu posto no coração deles. Quando, porém, alguns deles se convertiam ao Senhor, o véu lhe era retirado”. (2 Coríntios 3.15,16)
Daí havia a probabilidade de uma entrega de todos os membros do corpo para Deus.
Com essa entrega o culto deixa de ser um raciocínio formal para um raciocínio espiritual. E como o nosso Senhor é o Espírito, onde Ele está aí há liberdade (2 Coríntios 3.17), e o Senhor está aonde há entrega total a Ele.

Raciocínio espiritual
Está em contraste com o formalismo.
O culto pode esta dentro de:
Um raciocínio/razão formal ou espiritual.
O culto racional formal corresponde à falta de entrega total a Deus.
O culto racional espiritual corresponde a uma total entrega a Deus.
 
O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. (1 Coríntios 2.14,15)
Natural no original grego é psuchikos, “da alma”, ou seja, não regenerado. Entende as palavras, mas rejeita os conceitos.
Este é o homem natural.
Lembremos – nos de Nicodemos, este era chefe de Israel, um príncipe da Lei, porém não regenerado, por isso Jesus o convidou a nascer de novo (que no original pode ser também traduzido pela palavra “de cima”, isto é, a idéia era de novo e de cima – do alto), pois fazendo assim ele entenderia as coisas espirituais.
O que é de cima pensa nas coisas de cima.
Espiritual no original grego é pneumatikos. É aquele que vive guiado pelo Espírito (Romanos 8.9,14).
Este é o homem espiritual
O Espírito em nós (espirituais) nos fornece uma nova capacidade de discernimento (discernimento é a tradução do grego anakrinetai).
Obs.: homens aqui se referem á ambos o sexo.

Sendo Deus Espírito.
O homem carnal (do original grego sarkinois que quer dizer “Humanos”) e o natural (psuchikos que quer dizer “da alma”, ou seja, não regenerado) não entendem as coisas de Deus, e jamais poderão atribuir um “culto racional” como expressou o apóstolo Paulo.
O espiritual tem discernimento, por isso pode tributar um “culto racional", mas para isso, Paulo esclarece que tem que haver uma entrega real e total a Deus. O nosso corpo com os nossos membros têm que ser uma oferenda para que Deus possa usá-lo como um canal da manifestação de Deus.
Um culto racional para Deus, isto é, um culto lógico (de raciocínio/razão) não é formal (formalista), mas espiritual, pois ele não existe sem uma entrega total a Deus.
 
“E não vos conformeis com este século... perfeita vontade de Deus” (versículo 2 do capítulo 12 de Romanos).

Neste versículo, Paulo apresenta a verdade de que não podemos nos conformar com esse século (no original grego é aion).
A palavra século não se refere a um conjunto de cem anos, mas a era que será consumada na vinda de Cristo, isto é, não podemos se conformar com este mundo que está em desobediência da Palavra de DEUS.
Tendo por base a explicação do versículo anterior (versículo 1). Entende-se que a conformidade com esta era, nos impediu de ter uma entrega total a Deus, e com isso, o culto racional (que tem no original sentido espiritual) tornar-se-ia em culto com sentido formal.
Uns dos motivos do formalismo com base nessa passagem é se conformar com esse mundo (era).
A expressão, “e não conformeis com este século”, não significa praticar as coisas deste mundo, mas está significa aceitar/concordar. Logo, não podemos concordar/aceitar ás praticas abomináveis deste mundo. Devemos nos opor.
Igrejas que não se opõem a conformidade deste mundo, jamais poderão tributar um culto racional como expressou Paulo, pois o mesmo é espiritual e depende de uma entrega total.

Autor: Diorgeton Almeida - Pregando o Evangelho da Paz
 
 
Ministério Evangelístico Lançai a Rede
"Plantando a Semente e Cultivando Vidas"


  
"Devemos plantar a Palavra de Deus nos corações das pessoas, pois ela é a semente que brota e cresce, e na estação certa acabamos colhendo o que plantamos - as almas para o Senhor."


Diorgeton Almeida - Discípulo de Jesus Cristo
agenda_diorgeton@hotmail.com
pregadordiogeton@gmail.com
Ministério Evangelístico Lançai a Rede

Nenhum comentário: