Deus abençõe poderosamente a sua vida!

Ao lado direito da tela do seu computador, está no blogger, às mensagens que foram escritas por nossa autoria. Sendo divididas nos tópicos de ano e mês. Também tem outras profundidades de mensagens de outros homens de Deus, mensagens em áudio nos tema: “O Calcanhar Ferido, a marca de quem tem promessa". "Ungidos para Conquistar".E ainda, três partes de uma poderosa mensagem no tema: “Por que meu nome não está no Livro?" Tudo isso e muito mais, confira e seja abençoado por Deus. A Palavra de Deus provém do Seu coração e é mais valiosa do que todas as riquezas da terra e de que todos os tesouros do céu. E esta Palavra está direcionada para nossas vidas nos declarando a grandeza do amor de Deus que resulta e faculta em sacrifício oriundo na morte na cruz por Jesus, ao qual nos trouxe o Pai mais próximo de nós.



28/02/2012

A Santa Ceia

Por Diorgeton Almeida

1 Coríntios 11.17-34

Paulo escreveu a primeira carta aos Coríntios, e esta fora escrita antes do evangelho, isto é, antes dos quatros primeiros livros do Novo Testamento que conta a história do que Jesus obrou enquanto esteve na terra. Como 1 Coríntios fora escrita antes, logo é o primeiro relato acerca da Ceia do Senhor, e a mais antiga citação de Jesus.

Paulo instruiu sobre a Ceia conforme o Senhor lhe havia entregado. Por esta razão que ele escreve dizendo: “O que recebi do Senhor, isso vos ensinei”. A ceia era a refeição principal da noite, seguida pela eucharistia.
O vocábulo grego eucharistia, significa ”ações de graças”. Eles se reuniam para adoração e ações de graças. (1 Coríntios 11.20)
O problema dos crentes de Corintos é que eles comiam e bebiam na Ceia como se fosse uma festa qualquer, eles não tinham disciplina na ceia. Consideravam um momento de confraternização e não uma ordenança divina. Não podemos pensar que a Santa Ceia é apenas um encontro fraternal, mas a verdadeira festa do amor. (1 Coríntios 11.20,21,34).

A atitude de não entender o verdadeiro sentido e significado da Ceia, os tornavam prevaricadores, pois desprezavam a Igreja (Ekklesia) de Deus. A palavra igreja é tradução do grego Ekklesia que significa: “chamados para fora”. Deus vocacionou a sua Igreja a ir para fora, e não ficar aprisionada em quatro paredes, e com base nessa percepção a Ceia é o encontro do Corpo de Cristo que atua para fora dos parâmetros dimensionais interno, mas alcança o mundo com a pregação do evangelho genuíno de Cristo.

Naquela época não havia templos, os irmãos se reuniam na casa um dos outros para adorar e glorificar a Deus. A Igreja referida nas Escrituras é o Corpo de Cristo, formada pelos salvos em Cristo Jesus. E embora a Igreja seja um só corpo, e seja o corpo de Cristo, algo horrível acontecia em Corinto , quando os irmãos se reuniam para a festa da santa ceia, faltava comunhão entre eles.

A palavra comunhão é tradução do original grego, koinonia que significa “participação”.
Não havia participação nos encontros entre eles. Devemos ser participantes da vida de nossos irmãos. Porém não confunda a participação com o envolvimento e opiniões que denigrem ou mácula os irmãos. Devemos participar das alegrias e das tristezas um dos outros. Embora muitos não saibam nada na vida do seu próximo. A verdadeira koinonia (comunhão, participação) está alicerçada no amor ágape.

Eles também desprezavam os inferiores financeiramente, ao qual eram os que nada tinham para trazer para Ceia. Será que em nossos dias existe ainda esse desprezo nas igrejas do Senhor? Será que não favorecem devido as posições sociais e financeira?
Essas perguntas ficam para que cada um de nós possa responder a nós mesmo, com o objetivo de melhorarmos nosso relacionamento fraternal.

A igreja de Coríntios era tomada pela unção de Deus, avivada e cheia do poder divino, os irmãos eram todos cheios de dons espirituais, então Paulo que havia levado o evangelho de poder e de sinais e maravilhas, agora estava doutrinando a Igreja.

Primeiro ele levou o poder e a salvação, agora ele estava levando por intermédio de uma carta, as doutrinas necessárias e a organização para a igreja de Corinto.

Apesar de necessitar de algumas ordens de culto, a igreja de Corinto também precisava sarar algumas marcas malignas, pois embora fossem cheios de Deus como já descrevemos, muitos tinham o costume de desprezar outros irmãos. Eles desprezavam o Corpo de Cristo, a ceia, os mais pobres.
A ceia era para interligar, fazer uma junção dos membros com o Cabeça do Corpo, mas havia egoísmo, superioridade e falta de piedade (reverência). Havia partidos e divisões, pois eles formavam grupos de acordo com as condições sociais (1 Coríntios 11.19). A palavra grega traduzido por partido é haireseis; e a palavra grega traduzido por divisões é schismata que significa “rasgões em pano”. O teólogo Phd Shedd escreveu que: “as divisões não eram formadas por cismas, mas partidos, não por doutrinas, mas por personalidades”.

Será que nos dias atuais existem divisões e partidarismo em nosso meio? Será que por termos personalidades diferentes uma das outras, nós fazemos grupos e favorecemos dentro de partidarismo?
Paulo afirmou que estas divisões faziam conhecidos os aprovados por Deus, ao qual era os convertidos e sinceros. Aprovados é tradução do grego dokimos. (1 Coríntios 11.19)

O contrário de aprovados (dokimos) no grego é adokimos. Esta palavra em 1 Co 9.27 traduz por “desqualificado”; em 1 Co 10.12 traduz por “veja (olhe) para que não caia”, não caia significa desqualificado;
Em 1 Co 13.5 traduz por reprovado.

Os aprovados (grego dokimos) são os que contêm qualidades, ou seja, os qualificados. Suas qualidades não eram abafada por partidarismo e divisões. Eles ceavam entendendo o propósito da Ceia.
1 Coríntios 11.19 – “Provai-vos” – em 2 Co 13.5 traduzido do grego dokimazõ – “testar à autenticidade de uma moeda”. Quando ela cai no mármore, indica se ela é de prata ou chumbo.
1. A ceia foi o ultimo momento de felicidade de Jesus, antes da Agonia no Getsemani.
Representa a vida (corpo e sangue) de Cristo que foi nos dado, mediante seus sofrimentos, agonias, dores e morte.
2. 1 Coríntios 11.25 – a ceia é um memorial; Jesus gosta de ser lembrado.
3. Esse memorial resulta:
• Em alegria, ultimo momento antes de sua morte
• Em poder (grego dunamis) para fazer milagres (Ele operou)
• Autoridade para confrontar a religiosidade e o pecado.
• A graça para resgatar os pecadores.
(resgatou – grego exegorasen – “comprou para fora de” Gálatas 3.13)
• O amor para com todos - até mesmo para com Judas - Jesus o chamou de amigo.
4. 1 Coríntios 11.26 – A Ceia é um anuncio da morte do Senhor até a Sua Vinda.
Anunciais – grego katangellõ – “proclamais um sermão dramatizado em palavras ou símbolos” – Como a Páscoa. – Dramatizado é “dar forma de drama”.
No Aurélio – Drama (em relação à Ceia) significa episódio comovente.
5. A Ceia é para nos comover e fazermos outros comoverem – pela forma e para o que foi a morte do Senhor. – Para nos dar vida.
Para quem e por que Ele morreu?
6. Participar indignamente é não discernir, isto é, distinguir (ter reverência) o Corpo de Cristo.
• Dicionário Aurélio - indignamente significa “sem merecer”.
• Significa que devemos ter reverência com o Corpo de Cristo na Ceia, e não comportarmos sem merecer.
7. 1 Coríntios 11.29-30
A Ceia é a união da Igreja - e não meamente de pessoas.
Não podemos pensar ser uma reunião de pessoas e um ritual formal.
8. 1 Coríntios 11.29-30 – o Corpo de Cristo refere se ao pão ou a Igreja como Corpo.
9. Para que haja distinção na Ceia (qual o propósito dela) devemos nos examinar.
Examinar – grego dokimazetõ – “testar como metais”. Um rigoroso auto-exame.
Em 2 Co 13.5 aparece outra palavra grega traduzida por “examinar” – grego peraizõ – “testar”.
10. 1 Coríntios 11.31 – Devemos julgar a nós mesmo, para não sermos julgados.
julgássemos – grego diakrinõ – julgamento habitual para descobrir como vamos e somos.
11. A disciplina é para não entrarmos na condenação com o mundo (alienado de Deus)
Somos na disciplina do Senhor santificados, pois sem esta não há salvação.
(Romanos 6.22, Hebreus 12.14)
12. A Ceia se não for Cristocentrica (“em memória de mim” 1 Co 11.25,) e não discernida trará juízo (1 Co 11.31) e morte, fraqueza e doença (1 Co 11.30).
13. O julgamento do vers. 31 se baseia no vers. 30
E o acontecimento do vers. 30 resultam na disciplina do vers. 32, para não perecer.
14. O vers. 30 indica o juízo que trouxeram para si, por não discernir o Corpo de Cristo (propósito da Ceia na Igreja) – (1 Co 11.19).
15. Esse discernimento se revela (só descobrimos ele) quando o crente se examina (1 Co 11.29).
16. A falta desse exame produz a falta de discernimento, e isso ocorre porque não julgamos a nós mesmo (1 Co 11.31).
17. E por não julgarmos, somos julgados pelo Senhor, e este julgamento traz a disciplina (1 Co 11.32).
18. A disciplina serve para não perecermos no mundo, e não sermos condenados nele.
19. 1 Coríntios 11.33 -
Esperar para comer, nãosignifica comer ao mesmo tempo, mas viverem em união, família.
20. È estar todos reunidos – foi desta forma que Jesus enviou o Espírito Santo no dia de Pentecostes (Atos 2).
Com base nas palavras descritas por Paulo, em referencia ás instruções da Ceia, poderemos detectar alguns gap’s, ou seja, algumas lacunas, falhas e características reprováveis na igreja de Corinto: desprezo, egoísmo, superioridade e falta de piedade (reverência), divisões, partidarismo, falta de companheirismo.
Com isso podemos aprender a lição de que podemos ter uma igreja pentecostal, mas com características que necessitam de melhorias.

Autor: Diorgeton Almeida
agenda_diorgeton@hotmail.com
pregadordiogeton@gmail.com
Ministério Evangelístico Lançai a Rede

Nenhum comentário: