Deus abençõe poderosamente a sua vida!

Ao lado direito da tela do seu computador, está no blogger, às mensagens que foram escritas por nossa autoria. Sendo divididas nos tópicos de ano e mês. Também tem outras profundidades de mensagens de outros homens de Deus, mensagens em áudio nos tema: “O Calcanhar Ferido, a marca de quem tem promessa". "Ungidos para Conquistar".E ainda, três partes de uma poderosa mensagem no tema: “Por que meu nome não está no Livro?" Tudo isso e muito mais, confira e seja abençoado por Deus. A Palavra de Deus provém do Seu coração e é mais valiosa do que todas as riquezas da terra e de que todos os tesouros do céu. E esta Palavra está direcionada para nossas vidas nos declarando a grandeza do amor de Deus que resulta e faculta em sacrifício oriundo na morte na cruz por Jesus, ao qual nos trouxe o Pai mais próximo de nós.



12/11/2010

CRITICA TEXTUAL

CRITICA TEXTUAL

Gênesis 1.1-3 Versão Almeida Corrigida e Revisada Fiél
No princípio criou Deus os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
 
Gênesis 1.1-3 Versão Almeida Revista e Atualizada
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 
 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
 

Gênesis 1.1-3 - Versão Livre - com base no original -  feita por Diorgeton.
OBS.: As palavras sublinhadas são palavras que foram mudadas segundo no original e estão aparecendo embaixo em nota explicativa. E a palavra Trino (em itálico) - é uma eixegese no qual foi colocada conforme se explica na nota explicativa.
 
Nosso objetivo não é trazer uma tradução (até porque não somos autorizados a isso, mas objetivar uma ampliamento dentro da revelação bíblica.
No inicio, Deus Trino trouxe do nada a existência dos céus e do solo vermelho.
E o solo vermelho tornou-se assolado e vazio; e se fez visível trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus agitava por sobre as águas.







Nota Explicativa:
 
  • No inicio - heb bereshit - traduzido em versões de português por "no principio".
    Significa: "no principio"; "no inicio"; "no começo".
  • Criou - heb bara - traduzido em versões de português por "criou".
    Significa "trazer a existência"; "criar do nada".
    È o criar sem matéria pré-existente, ou seja, do nada.
    Dai traduzimos por "trouxe do nada a existência"
  • Deus - heb elohim - traduzido em versões de português por "Deus".
    Significa "Deus" quando se refere á Deus Verdadeiro, e traduzido por "deuses" quando se refere aos ídolos; e ainda se traduz em conexão com homens e geralmente por "juízes".

    Aqui essa palavra aparece no singular e em sentido composto.
    Dando-nos a idéia de mais de uma pessoa por ser composta, porém uma só pessoa por ser singular.
    Daí que colocamos a palavra "Trino" ligada à palavra "Deus", pois assim usamos da eisegese para dar um melhor entendimento de que a Trindade Divina participou na criação. E isso nós sabemos com a revelação bíblica neotestamentária, embora propriamente dito, a palavra "trindade" não aparece nas Escrituras, pois é um termo teológico, e digamos que técnico, para expressar a verdade sobre a Divindade.

    Observe que colocamos "Deus Trino" antes do significado original do heb bara, embora apareça depois, principalmente nas nossas traduções, mas o motivo no qual colocamos depois, foi para dar entendimento à frase e não ficar desanexada. Lembrando que a revelação escrita de Deus consiste na mensagem da Escrita, dos oráculos divinos, e não exatamente nas ordens de palavras. Pode se mudar as ordens desde que seja respeitada a mensagem escriturística.
  • céus - heb yamahim - Significa "céus". Observamos que significa "céus" (plural) e não "céu" (singular)
  • terra - heb adamash - Significa "terra", "solo vermelho". Dai porque traduzimos por "solo vermelho" nos dois primeiros versículos aonde aparece à palavra heb adamash.
    Esta palavra é a raiz da palavra Adam (Adão - quando com artigo definido; e homens quando sem artigo definido) em hebraico.
  • era - heb hayah - Significa "tornou-se". Daí porque traduzimos por "tornou-se".
    Dando a idéia que a terra se tornou sem forma e vazia ou uma destruição. Logo fica claro em uma análise geral das escrituras, pois Deus não cria nada em caos e destruído, mas tudo perfeito. Acredita-se que aqui ocorreu a queda de Lúcifer e a terça parte dos anjos.

    Para reforçar essa tese - se deve considerar que a palavra “E" que aparece no inicio do segundo versículo sempre é usado no original para iniciar distintamente o assunto em relação ao interior.
    também a palavra "trevas" que aparece sobre o abismo sempre aparece nas Escrituras como um julgamento divino. Se analisarmos com base nessas significâncias, definiremos que com a queda de Lúcifer, a terra se tornou um caos, assolada e destruída quer pela queda ou pela habitação de satanás nela. E as trevas eram a ausência de Deus e a manifestação de seu julgamento. Assim sendo no versículo dois se inicia a recriação da terra, ou restauração da terra. Deus restaurou a terra no passado, está restaurando as nossas vidas e nos tornando filhos de Deus e Igreja no presente, e restaurará a nação de Israel no futuro e Jesus governará sobre eles com justiça e equidade durante o milênio.
  • sem forma e vazia - heb tohu va bohu - traduzido por "sem forma e vazia", e por "assolada e vazia" no livro do profeta maior Jeremias (versão ARC). A idéia é de caos, destruição e assolação. Dai traduzimos segundo lhe está traduzido em Jeremias
  • movia - heb rachaph - Significa "meditar", "relaxar", "agitar". Daí mais aplicada ao contexto traduziu por "agitar". Nas versões em português está traduzido por "movia" ou "pairava" dependendo da versão.
Diorgeton Almeida

 
João 1.1,2 - Versão ARA

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

 João 1.1,2 - Versão Livre - com base no original -  feita por Diorgeton
Obs.: poucas foram as mudanças, a base é a versão ARA

Na origem  era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
Ele estava na origem com Deus.


 
Nota Explicativa:
 
  • princípio - gr arche - Significa “começo", "origem", "primeiro". O passado remoto.
  • já - não consta no original, é um acréscimo eixegético. Uma palavra dentro de um exposição textual e hermenêutico, apenas para dá significado amplo a idéia textual no qual se é transmitida: em que quando houve o início ou principio (gr arche) - o Logos (Palavra) já existia, ou seja, Jesus existe e é Deus antes da origem. Assim sendo a teologia das seitas que dizem que Jesus foi criado se torna falácia e herética. Ele era a Palavra ou Verbo ou Logos (no grego) e era Deus.
    A Palavra é Deus na Segunda Pessoa da Trindade no qual por amor do Pai por nós, se esvaziou da sua glória e divindade e se tornou em glória um pouco, mas abaixo dos que os anjos e habitou no meio de nós; sendo Jesus a encarnação da Palavra, o Filho de Deus encarnado pelo poder do Espírito Santo. Aleluia!
  • verbo - gr logos - Significa "palavra" - Como se refere à pessoa de Jesus Cristo estando em artigo definido e um nome próprio, significa Palavra (com "P" maiúsculo - em nossa língua portuguesa)


Diorgeton Almeida



Escrito e editado por Diorgeton Almeida - pregando o Evangelho de Cristo - A Palavra que liberta e salva o mais vil pecador.

agenda_diorgeton@hotmail.com
pregadordiogeton@gmail.com
Ministério Evangelístico Lançai a Rede

Um comentário:

Judson e Ana disse...

Bem interessante mas dado os fatos de traduções erronoes existirem em nosso meio, nem sempre podemos aceitar tudo que nos dizem, mas eu ja estudei muito esse versiculos e cheguei também a mesma conclusão, Deus seja louvado por suas exegeses.
judson brito
www.judsoneanapaula.com