Deus abençõe poderosamente a sua vida!

Ao lado direito da tela do seu computador, está no blogger, às mensagens que foram escritas por nossa autoria. Sendo divididas nos tópicos de ano e mês. Também tem outras profundidades de mensagens de outros homens de Deus, mensagens em áudio nos tema: “O Calcanhar Ferido, a marca de quem tem promessa". "Ungidos para Conquistar".E ainda, três partes de uma poderosa mensagem no tema: “Por que meu nome não está no Livro?" Tudo isso e muito mais, confira e seja abençoado por Deus. A Palavra de Deus provém do Seu coração e é mais valiosa do que todas as riquezas da terra e de que todos os tesouros do céu. E esta Palavra está direcionada para nossas vidas nos declarando a grandeza do amor de Deus que resulta e faculta em sacrifício oriundo na morte na cruz por Jesus, ao qual nos trouxe o Pai mais próximo de nós.



06/12/2010

O Nome de Deus é YHWH

Foi me feita uma pergunta sobre o verdadeiro nome de Deus, e eu desejando responder essa pergunta, mas sem fazer uma pesquisa, porém usando o conhecimento informal que tinha do assunto, ou seja, o que eu entendia e conhecia e tinha em memória por leituras de diversos livros artigos e da própria Bíblia. Embora não me lembre das fontes por ser conhecimento que está registrando em minha memória, resolvi compartilhar sobre a pergunta que me fora feita para os que ama estudar a Palavra de Deus (Bíblia)
YHWH – Esse é o nome de Deus em Hebraico
Esse nome no original aparece sem duas vogais, as quais os copistas judeus retiraram ao copiar os manuscritos, com a finalidade de que o nome de Deus não fosse pronunciado pelos gentios.
Os gentios eram todos aqueles que não eram descendentes de Abraão, ou seja, não israelitas ou judeus. Como a Lei proibia expressamente expressar o nome do Senhor em vão, e como os gentios não serviam a Deus, então para evitar que o nome de Deus fosse pronunciado por eles, fora pelos copistas retirados às duas vogais do nome do Senhor. Lembrando que para o povo de Israel os gentios eram imundos e separados de Deus.
Com esse nome: “YHWH” chamado de “Tetragrama” surgi o nome na língua portuguesa: “Jeová”, ”Javé”. Ambas são tentativas de entender o nome de Deus em hebraico sem as duas vogais (o Tetragrama YHWH)

Então, o nome de Deus é YHWH e traduzido assim é “Yavé” que se subtende que significa “Jeová” ou “Javé”. Então dizer: Jeová ou Javé está se referindo ao mesmo Deus.
Outro fator interessante é que o nome de Deus vem do verbo “ser”.
Por isso Deus disse a Moises: “Eu Sou”.
Logo o tetragrama YWHW vem do verbo “ser”, logo o nome de Deus é “Eu Sou”.
E a luz do hebraico significa: “Eu serei o que eu serei”, logo o nome de Deus é: “Eu Sou o que Sou e Serei o que Serei”
Quando fora tirado duas vogais do nome de Deus e com o passar do tempo os copista copiando as copias das copias e sucessivamente ocorreu o fato de que não se sabia quais vogais eram essas.
Isso com objetivo de não ser dito o nome de Deus pelos gentios, achando que seria por eles vulgarizado (no caso nós também por sermos gentios).
Mas Deus é tão bondoso que nos deu um nome para adorarmos e exaltarmos e confiarmos, e esse nome, Deus exaltou sobremaneira mente e o colocou sobre todos os nomes. E é na fé desse nome que recebemos o poder de sermos feitos e chamados de filhos de Deus.
Há poder nesse nome. Esse nome é Jesus!



Autor: Diorgeton Almeida
agenda_diorgeton@hotmail.com
pregadordiogeton@gmail.com
Ministério Evangelístico Lançai a Rede

Nenhum comentário: